quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Olhar através de um olhar

Olhar, observar além do que você costuma ver. Isso estava sendo muito difícil, passar a ver as coisas com outros olhos. Até que eu percebi que não preciso literalmente ficar encarando alguma coisa para entender ela melhor.
Eu comecei a olhar ao que estava envolta de mim, os lugares, as pessoas, o jeito de tudo e foi então que eu percebi, olhei mais além e vi que você se forma ao "grupo" que você anda, com as pessoas que você conversa, com o mundo que você conhece e convive e as pessoas vivem falando que são diferentes umas das outras, mas diferentes até que ponto? Com tão diferentes opiniões? Com realmente estilos diferentes?
Está tudo tão simples e monótono, a vida das pessoas chega a ser entediante, sem uma alegria e passa a ser repetitivo, acordar e fazer as mesmas coisas que você passou a fazer em um ponto da sua vida. Eu estava observando uma senhora sentada esperando o ônibus, com seus olhos cor de mel sem brilho algum, seu cabelo branco grisalho e com roupas de frio, com um olhar perdido em devaneios olhando para um grupo, de adolescentes, rindo  a sua frente, aproveitando aquela idade e ficou tentando entender sobre o que as pessoas a sua frente estavam conversando, mas percebi seus olhos abaixando quando ela os observou mais, a partir daí um olhar tomou conta dela e ela olhava profundamente, seus pensamentos iam longe a um ponto, que nem ela mesma a entendia, um olhar comum se fez em seu rosto, sem muita motivação, como se aquilo que ela estava observando não era nada além do que ela sempre havia observado, do que ela havia vivido, que sempre se fez presente e que era igual e parecia não ter mudado pouco. Mas ali estavam um grupo de adolescentes que apesar de serem o mesmos, pareciam diferentes, mas porém, ela não conseguiria saber pois o ônibus acabara de chegar e eles simplesmente subiram e ela ficou ali, ainda ouvindo suas risadas ao longe, em sua mente, mesmo sem ter entendido a conversa que se passava ali.

(eu arrumei)

Um comentário:

  1. Olá Isa!

    Interessante a ideia de olhar por meio de outro olhar, um tema muito bom. Mas que poderia ser melhor desenvolvido, pois: o início da crônica está muito abstrato e subjetivo, e a situação da velhinha observando o grupo (que grupo? como era?) está pouco aprofundada - afinal, quantas coisas pode sugerir um olhar?

    Bom trabalho!

    ResponderExcluir